sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Esta na hora de virar a mesa...onde esta o novo?

Uauuuu...qto tempo que não posto aqui!!! Sim, sim, ando um tanto ocupado com a correria da vida mas confesso estar um pouco relaxado com o nosso blog!! Simmm, este blog tem meu nome mas não é mais meu, É NOSSO, afinal vcs estão aqui comigo e são o maior motivo para eu escrever!! Aproveito também para agradecer a todos que me incentivam a continuar escrevendo aqui no Blog!!
Estamos em setembro, quase no final do ano, muita coisa aconteceu, muita água passou por debaixo da ponte...para todos nós!! Para mim, este ano especificamente também foi bem agitado, aliás, os meus últimos 3 ou 4 anos vem sendo bem corridos, gravação do CD Reverso, gravação do DVD (loucura total), lançamentos destes mesmos materiais, este início de ano me casei, lua de mel absolutamente fantástica (conheci o Mickey..rss) e paralelamente a estes fatos a vida permanece acontecendo, o meu trabalho, a minha família, pagar contas etc...nada parou!!
Neste turbilhão de coisas acontecendo também ando viajando bastante com o The Flanders e nestas viagens, tive um despertar para algumas coisas que andam acontecendo na música católica!! Este despertar partiu de algumas observações, de momentos ociosos, do questionamento do público em papos que pude ter em particular!!
Mais uma vez, antes de expor meus pensamentos gostaria de afirmar que são apenas pensamentos e não afirmações pois não sou o dono da verdade, tudo sempre tem dois lados, duas verdades. Neste caso estou aqui para que possamos como sempre, fazer o exercício de refletir e questionar e não só abaixar a cabeça!!
Bom, em alguns festivais católicos que participei e participo com o The Flanders, no meu tempo ocioso como afirmei acima, senti um completo desconforto!! Nos palcos, entravam novos ministérios e saiam novos ministérios, entravam mais novos ministérios e saiam mais outros novos ministérios...e assim o tempo corria lento, devagar, quase se arrastando...chato!! Porque eu me sentia desconfortável, impaciente? Quando me questionei e até me irritei em um determinado momento, pude abrir os olhos e ver o quanto a música católica em si, esta chata!! CHATA SIMMM!! Entravam e saiam novos ministérios e parecia que o show era sempre o mesmo, no mesmo volume, na mesma intensidade, falando a mesma coisa do mesmo jeito e chato demais!! Pensei comigo: "será que existe a mínima possibilidade destes novos ministérios realmente conseguirem evangelizar?". Dentro de mim, como ser humano que sou, pela minha formação e educação, sempre busquei o inédito, o risco, o novo, sempre botei a cara pra bater, claro que por muitas vezes nem sempre fiz o novo mas fiz muito bem feito e em alguns momentos consegui fazer não exatamente o novo mas o inesperado!! Hoje, sem sombra de dúvidas continuo na busca no "NOVO", do meu "NOVO" e quando me deparo com o "VELHO", com o ACANHADO, DESPRETENSIOSO de certa forma enlouqueço por dentro!! Estamos vivendo na música católica um período de REPETIÇÕES e PLÁGIOS que se agravam ainda mais pela falta de qualidade!! Já não bastassem os "IMITADORES", temos de conviver com os imitadores de péssima qualidade!
Nada contra o Guilhereme do Rosa de saron, a Adriana, Anjos de Resgate, Tchelão (alguns exepmlos), muito pelo contrário, o que irei expor aqui só confirma a capacidade de todos eles! Temos hoje na igreja, muitos imitadores de "Guilherme de Sá" e Guilherme de Sá só existe um, temos  muitos imitadores de "Anjos de Resgate" e Anjos, só existe um, temos muitas "Adrianas e Tchelões"...estas pessoas não tem sósia, estas personalidades que citei são exclusivas, Graças a Deus!! Também não estou aqui afirmando que não temos que ter referências na vida, seja lá qual for mas imita-los é uma completa demonstração de falta de personalidade e no caso da música, falta de personalidade e de coragem!!
Temos de conviver também com a falta de diversidade que é óbvio, esbarra na mesmice e na falta de criatividade!! Ministérios como The Flanders, Rosa de Saron, Adriana, Fabio de Melo, Anjos de Resgate, Ceremonya etc...estão envelhecendo!! Cadê a nova geração criativa e desabravadora? Onde estão as novidades de qualidade, os "pescadores de alto mar"? Moramos no Brasil, país tropical, de população e cultura diversificada, ritmos maravilhosos!! Onde estão os ministérios de música de raiz como Forró, Samba, Sertanejo, Maracatú, Xaxado, Vaneirão, Baião? Será que só existe música de louvor, o pop, e o Rock na música Católica brasileira? Onde esta o Ora Samba...Jurandir, vc esta fazendo muita falta sim nos Halleis deste Brasil!! Estes ministérios inovadores até podem existir e as vezes estão por ai tentando um espaço no tão "concorrido" mercado da música católica mas infelizmente o organismo vivo que somos nós, ministérios, organizadores e público não abre o mínimo espaço para que eles possam fazer seu trabalho, sua missão...é a famosa desunião que só abordarei em outra postagem!! Aliás, abordarei em novas postagens a desunião e total falta de organização da música católica brasileira logo, logo!
Nos Halleis deste Brasil, observando aquela multidão, fiquei imaginando aquele povo todo, pulando, se divertindo e louvando ao som de um belo som de Surdo e cavaquinho do tão característico e brasileiro rítmo de Samba, do exclusivo Maracatú, Baião...fora os outros inúmeros rítmos que temos Brasil a fora e que não citei!!
Temos hoje inúmeros ministérios que não tem a menor idéia do que é música de qualidade!! Dias atrás pude me deparar em uma cidade do interior onde o The Flanders se apresentou, com um ministério local que tinha nada mais, nada menos do que Treze (13) integrantes e a coisa era tão absurda que a banda não cabia no palco, o tecladista teve que ficar do lado de fora!! Pra piorar a situação, a qualidade musical daquele grupo era de dar pena!! Será que vale a pena fazer um trabalho de qualquer forma, de qualquer jeito? Isto é evangelizar mesmo? Chega de imitadores, chega da mesmice, chega de pensar e proclamar para todos que "TOCAR PRA DEUS É ASSIM MESMO..." de que não precisamos de qualidade, de que não precisamos de bons músicos, bons organizadores, união!! Chega disto!! Se é para subir no palco e trabalhar em nome de Deus, que pelo menos tenhamos vergonha na cara de começar a fazer e doar o que temos de melhor porque pra Deus, temos de fazer tudo e muito mais e  não o pouco, o errado, o pequeno e mal feito!!
Esta faltando sim o novo, o bem feito, a personalidade, o organizado, o pensado, o criativo!! Estamos estagnados, parados como um trem velho em uma estação abandonada!! Como o Padre Zezinho afirmou dias atrás na Gravação do DVd dos Cantores de Deus, a Igreja precisa de jovens de personalidade, de opinião, de jovens e pessoas que se esforçam, que estudam, organizados, DESBRAVADORES...e não os famosos imitadores "MARIA VAI COM AS OUTRAS"!!
Vamos virar a mesa...esta mais do que na hora!!

7 comentários:

  1. CONCORDO PLENAMENTE COELHO...NO HALLEL DE FRANCA MESMO, QDO ANDAVA PERTO DE ALGUNS MÓDULOS OUVIA SEMPRE A MESMA COISA..KD AS NOVIDADES..KD OS RITMOS FRENÉTICOS E LOUCOS Q TODO BRASILEIRO AMA...PRECISAMOS DE OUSADIA CATÓLICAAAA...XEGA DE MESMICE...DESPERTA TU QUE DORMESSSSS...

    ABRAÇOS COELHO..DEUS O ABENÇOE..NAUM NOS ABANDONE MAIS HEIMM..KEREMOS MAIS POST'S..RSR

    ResponderExcluir
  2. Poxa como demorou para eu ver isso escrito por alguém... Também vejo isso e estou fazendo a minha parte e espero que todos possam fazer a sua... Queria que todos pudessem ler isso e entender...

    ResponderExcluir
  3. Amigo e irmão, concordo contigo.

    Muitas vezes as pessoas vão "na onda do que vende mais na mídia". Pode ver hoje quantos "Luans Santanas" e "Paulas Fernandes" estão aparecendo no Brasil... Isso é o que vende HOJE. Já amanhã, não.

    A música católica NÃO PODE e NÃO DEVE ir para este lado, para este pensamento, senão vai paralisar tudo.

    Já escrevi demais!
    rs

    Tamo junto!

    Deus abençoe!

    Abração!

    Rafael de Angeli
    Banda Canal da Graça

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. E isso ai ! concordo e acrescento que precisamos estudar mais musicalidade ! investir no que é pra DEUS ! nem sempre o que é vendável aos olhos do mundo é o melhor aos olhos de DEUS ! temos que mostrar a verdade do musico, aquilo que realmente ele quer expressar !

    Valew ! muito feliz com pessoas que pensem assim como vc !!! REVOLUCIONARIO DO BEM !

    ResponderExcluir
  6. Fala "tormento"...

    Olha concordo com tudo o que vocês está falando, mas existe também o outro lado, da galera que se tornou mesquinha, qualquer dorzinha, sofrimento ou tribulação ela acaba desistindo.
    Precisamos de pessoas mais ousadas em suas vidas, dentro das igrejas, pessoas que busquem, que saibam sofrer, vencer suas tribulações, confiar em Deus e seguir seus sonhos. Sou um cara que curte muitos todos os sons que você comentou mas para mim tocar a preferencia vai para um Blues, Soul e um Funk (Antigo Americano).

    Que Deus abençoe "Atormentado" e ilumine sempre sua caminhada...

    ResponderExcluir
  7. Concordo contigo, está mais do que na hora da galera acordar! Não basta apenas tocar, cantar, ou ACHAR QUE FAZ ISSO, estamos a procura do novo, do inesperado, algo que não seja apenas mais uma banda, apenas mais uma música, mas que toque os corações, que seja bem feita...
    Chega de passarmos por lugares onde certas músicas já viraram clichê, que as pessoas cantam apenas porque já decoraram mas não faz sentido...
    vamos nos mexer, fazer algo pra mudar, que comece conosco a partir de cada um...
    se Deus faz o melhor por nós, porque não fazemos o melhor pra ele?!?!?!?

    ResponderExcluir