terça-feira, 23 de março de 2010

Postura do músico católico!!

Bom,decidi voltar a postar mais uma vez este ano tocando em um assunto bem delicado!! O comportamento, postura do músico católico na atualidade!!
Não será simples. O meu objetivo maior aqui neste post não é o julgamento mas quero que entendam que durante algumas passagens deste texto, poderei passar a impressão de estar julgando mas de coração...não é um julgamento até porque faço parte deste bolo e a decisão de flutuar por este assunto foi concretizada depois de muita reflexão sobre o meu papel diante desta missão!! Tudo começou por mim e por fim, tudo que vejo, ouço e vivo!!
Serei breve na minha colocação!!
Faço muitas coisas certas, muitas coisas erradas, peco, faço o bem! Tento o tempo todo ser alguém melhor, mas escorrego...cobro-me, luto contra minhas fraquezas...me decepciono comigo mesmo...me orgulho!! Acredito do fundo do coração que muitos de nós, músicos católicos também vivem situações parecidas (não iguais) as que citei acima!! Alguns sucumbem, se perdem...alguns continuam a lutar, alguns se entregam e vivem na mentira...alguns enlouquecem!! Vi, vivi, ouvi tantas coisas no meio católico musical que me questionei se tudo isto valia a pena! Me achei um pobre de espírito,um fraco!! Senti medo!! Senti dó!! Me vi contrariado, muito decepcionado,as vezes comigo mesmo, muitas vezes com outras pessoas do meio!!
Pensei muitas e muitas vezes em parar com tudo!! No meio deste furacão, eu vivi um dos momentos mais tristes que um ser humano pode viver, me perdi de mim mesmo...me transformei em alguma coisa que era tudo...menos eu, o Fábio Godoy Coelho!! E qdo abri os olhos doeu tanto ver no que eu havia me transformado!! Quando acordamos deste pesadelo, vem a dor e vem o medo, sim, o medo!! Medo porque não sabemos exatamente o que somos e no que nos transformamos...sabemos que não somos os mesmos mas não sabemos no que nos tornamos e não sabemos por onde começar a nos achar!! Perdi a alegria, a paciência, o sorriso...ganhei neuroses, medos, culpa!! Neste turbilhão de coisas percebemos que além de nos perder de nós mesmos, perdemos algo que não se recupera nunca mais...o tempo!!
Enfim, quando acordei, decidi recomeçar a me resgatar. Primeiro como filho, depois como amigo, namorado, sobrinho, etc...por fim, como músico católico!!
Hoje com as coisas caminhando em paz, a reflexão permanece viva!! Me dei conta de que tudo que passei e venho passando, também acontece na casa dos vizinhos (outros ministérios), com outros músicos, é claro com intensidade e resultados diferentes...mas acontecem!! E como disse lá em cima, alguns "sucumbem, se perdem...alguns continuam a lutar, alguns se entregam e vivem na mentira...alguns enlouquecem!"afinal, somos humanos, apenas humanos!!
E o pior de tudo...o mais triste é que indiretamente ou diretamente, inconscientemente ou conscientemente, nós músicos católicos fazemos muitos de vocês (público) viverem as mesmas coisas...muitos de vcs se perdem de vcs mesmos!! Por quê? Cheguei exatamente onde eu gostaria...
O papel do músico católico na minha humilde opinião, não é se tornar intocável...não é se tornar inatingível...nós músicos católicos somos apenas humanos, todos cheios de pecados, de coisas boas, coisas ruins...com manias, somos pais de família, filhos, somos mães, vamos ao banheiro e fazemos as mesmas coisas fedidas que vocês!! E como músicos católicos somos nada mais do que ferramentas de algo muito maior, de um plano de Deus que nossa pequenez não nos permite entender!! Somos apenas mais uma pequena ferramenta de Deus, que deve utilizar do dom que nos foi merecido para presentear vcs!
Nosso papel definitivamente não é transparecer mais intimidade com Deus só porque estamos em cima de um palco, com nossos instrumentos e ou microfones e vcs nos aplaudindo na parte de baixo!! Não podemos ser irresponsáveis em nos colocar perto de uma santidade, em nos tornar inatingíveis (porque não somos perfeitos) para um público muitas vezes tão carente, com problemas, esperando por uma direção!! Não podemos brincar com algo que nem a ciência compreende...a fé das pessoas!! A música que Deus nos permite compor e tocar basta para os planos de Deus em resgatar vidas, propósitos...achar que estamos aqui para fazermos mais do que música é desrespeitar as pessoas!! Não podemos brincar de ser Deus!
Quando nos blindamos, quando perdemos a humildade...qdo ditamos regras...criamos uma ditadura de pensamentos...nós músicos católicos definitivamente abdicamos do maior plano de Deus que é evangelizar!!
Se nos mostramos perfeitos, sem pecados, santos em cima de um palco, se vivemos encenando a perfeição, tiramos o direito das pessoas de se tornarem seres humanos melhores por não se sentirem capazes!!
Eu acredito no melhor de cada um de vocês...acredito em Deus, no amor, no perdão, acredito que todos nós, músicos católicos, público, somos um só coração...somos todos iguais!!

O objetivo do músico católico no final de tudo não pode ser a de se tornar referência de vida etc para o público...não podemos fazer de nós a atração principal!!

8 comentários:

  1. Parabens.. coelho.. falou q muitso presisavao ouvir...
    parabens suseso..
    paz e rock.
    fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! sabias palavras brother...
    como musico catolico tenho que concordar com voce, muito feliz nos seus comentarios e muito sensato na sua conclusão! Cabe a nós apenas buscar a sabedoria e correr para as coisas do alto!! somos amigos de Cristo e com isto espalhamos suas ideias, do nosso jeito, com nossos defeitos, apenas contribuimos para o anuncio dele!!!

    ResponderExcluir
  3. Novamnete volta aqui a este Blogs.
    Estava com saudades dos seus post.
    E dai vc volta com um post tão bom e que nos ajuda a crewscer como este.
    Parabens irmão continue sendo sempre assim um amigo que com suas palavras ajuda outros a reverem o que estão vivendo e fazendo.

    ResponderExcluir
  4. eu não sou músico católico, isso é fato. alias nem sequer sou músico. Mas sou católico e promovo aonde vou a música católica, especialmente o rock.

    Mas discordo em grau, não em gênero, do que você disse no último parágrafo. Acho que todo músico é sim um exemplo, não que os músicos se tornem ídolos. Mas são capazes de alcançar a opinião dos ouvintes. Por isso é importante não esquecer que as próprias atitudes são vigiadas e que são responsáveis pela formação de opinião de quem segue.

    Quando disse que discordava em grau, digo isso pois é triste ver quando um artista passa a ser maior que tudo (se achar). E não há mais espaço para a humildade.

    Então concluo, que exista um ponto de equilíbrio. Onde o músico deve ser humilde, mas sem perder a consciência de que é observado e imitado, por muitos.

    ResponderExcluir
  5. Músico é um espelho, Católico é motivo de conversão (ou não) depende dos que querem somente a gloria para si mesmo. Quando estou tocando, sempre uma frase de São João me acompanha. "Que Cristo Cresça e eu Diminua."
    e devemos ser assim, nos humilhar diminuir e Cristo ser presente e sempre na frente de tudo.

    E sim somos seres humanos, ai é aonde nós precisamos olhar diretamente para a cruz. Aonde está uma pessoa que é IMCOMPARAVEL. JESUS CRISTO.

    Abraço coelho!!!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  6. “A cada dia basta o seu cuidado.” Mt 6, 34

    Acho que devemos sim, ser referenciais de vida para aos que acompanham o trabalho evangelistico que promovemos. O importante, e muitas vezes esquecido por grande parte de nós artistas católicos, é que deixamos muitas vezes de testemunhar com a própria vida que existe toda uma luta para trilhar o Caminho da Santidade, esquecemos muitas vezes de testemunhar também os erros, os tropeços...
    E sim, é fundamental recomeçar, analisar o essencial que foi deixado lá atrás... é importante recomeçar. O recomeço é ponto de partida que nos leva a admitir que sem a Misericordia Dele nada somos.

    E se é pra recomeçar, que seja sempre com a humildade e o reconhecimento de é Ele quem permite com toda a Sua bondade que busquemos e anunciemos o Céu...


    Paz e música.

    ResponderExcluir
  7. Cara, como sempre vc foi muito transparente e sincero..Vc disse tudo o que muita gente gostaria de ter dito, mas nunca teve coragem...Com certeza o musico catolico é tão ser humano quanto o seu fã....Ele não deve ser um modelo e nem um espelho, nem deve ter essa pretensão....E isso vc deixou muito claro em suas palavras...Cara, eu ja te disse isso uma vez pessoalmente, vou dizer novamente aqui....Vc é um dos caras mais humildes, sinceros e transparentes que eu conheço na musica catolica...Continue sempre assim...Um abraço e fica na paz...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amigos!!
    hoje passei aqui para ler os comentários, reler o que escrevo também me faz bem...
    Bom, queria agradecer de todo coração a participação de todos vcs aqui no Blog, agradecer todo tempo que vcs dispensam lendo aquilo que escrevo...nem semrpe certas, nem semrpe erradas!! Obrigado a cada um de vcs!!
    Li os cometários e queria fazer uma observação importante. Realmente, músicos católicos, evangélicos ou seja lá qual for a religião, inevitavelmente se tornam espelho para o público, estamos expostos e não deixamos de ser artistas!! Nós músicos católicos, somos exemplos sim e responsaveis (por intermédio de Deus)por vidas, por renascimentos, ressureições. Devemos sim lutar por uma vida regrada, centrada, integra só que o que plantei aqui no meu texto e que não devemos perder o foco é que "não podemos ser a atração principal!!"
    Um forte abraço a todos e fiquem com Deus sempre!!

    ResponderExcluir